Exercícios mais Requisitados!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Métodos de Expressão - Desenho Técnico

Métodos de Expressão - Desenhos Técnicos


Existem dois métodos fundamentais de escrever a linguagem gráfica: à mão livre ou com instrumentos.

Desenho à Mão Livre

É feito emboçando-se as linhas sem instrumento, utilizando-se somente lápis ou lapiseira e borracha. É um método artístico. Os desenhos a mão livre são muito usados comercialmente para projetos e para alguns trabalhos definidos.

Desenho com Instrumentos

É o método padronizado de expressão, sendo feitos "em escala", com instrumentos utilizados para traçar linhas retas, circunferências e curvas. A habilidade de manejo dos instrumentos contribui para a rapidez e precisão.

Classificação dos Desenhos Técnicos


Esboço


Representação expedita, aplicado habitualmente aos estágios iniciais da elaboração de um projeto podendo, entretanto, servir ainda à representação de elementos existentes ou à execução de obras;

Desenho Preliminar


Representação gráfica empregando nos estágios intermediários da elaboração do projeto sujeita ainda a alteração. Corresponde ao projeto;

Desenho Definitivo


Desenho integrante da solução final do projeto, contendo os elementos necessários à sua compreensão, de modo a poder servir à execução.

Papel Para Desenho


Milimetrado, isometrizado e etc.

Normas Técnicas.


Normas são documentos sugeridos do processo de normalização, que contém informações técnicas para o uso de fabricantes e consumidores. São elaboradas a partir da experiência acumulada na indústria e no uso e a partir os conhecimentos tecnológicos alcançados. As normas devem ser adotados por todos que se envolvam com profissões em que o Desenho Técnico é uma das bases instrumentais, por terem como objetivo final a unificação de procedimentos de representação.

Caligrafia Técnica


Caligrafia técnica são caracteres usados para escrever em desenhos. A caligrafia deve ser legível e facilmente desenhável. Muito embora a tecnologia computacional seja hoje o meio mais eficaz e aplicado ao desenho técnico, é indispensável tal conhecimento, inclusive porque é um item normalizado pela ABNT 8402.

A caligrafia técnica normalizada são letras e algarismos inclinados para direita, formando um ângulo de 75° com a linha horizontal.


Formatos de Papel e Legenda


NBR 10068 - FOLHA DE DESENHO LAY-OUT E DIMENSÕES, cujo o objetivo é padronizar as dimensões das folhas utilizadas na execução de desenhos e definir seu lay-out com suas respectivas margens e legendas.
As folhas de desenho podem ser usadas tanto na horizontal como na vertical. Os tamanhos das folhas seguem os Formatos de serie "A", e  o desenho deve ser executado no menor formato possível, desde que não comprometa sua interpretação. Os formatos de serie "A" tem como base o formato A0 (841x1189), cujas dimensões guardam entre si a esma relação que existe entre o lado de um quadrado e sua diagonal e que correspondem a um retângulo de área igual a 1m².

Obs.: As dimensões estão em milímetros


Legenda
A legenda ou carimbo (parte integrante das pranchas para desenho técnico) é a identificação do trabalho em execução.

Devendo assim conter todas as informações possíveis para a identificação do mesmo, como: número, origem, título, executor, endereço, e tantos outros dados que se fizer necessário. É escrita na caligrafia técnica, vertical ou inclinadas e sempre deverá estar situada no canto inferior direito da folha.

Mesmo após as folhas dobradas conforme padrões técnicos, os comprimentos das mesmas deverão ser de 178mm nos formatos A4, A3 e A2 e de 175mm nos formatos A1 e A0, sendo as alturas variáveis conforme as necessidades.

Cotagem
Todas as cotas necessárias à caracterização de formas e da grandeza de um objeto devem ser indicadas no desenho. Além das cotas, devem ser incorporados ao desenho informações em todos os detalhes do objeto. As cotas devem ser indicadas com clareza, sendo dispensáveis a repetição das mesmas. As linhas de cotas são representadas por linhas finas cheias, para contrastar com as linhas mais grossas que representam o contorno do objeto. São limitadas as extremidades pelas linhas de extensão ou chamada, tendo por sua vez as suas extremidades terminadas por flechas ou outros marcadores.

Escalas
Escala é a reação entre distância gráfica e a distância natural.
Os desenhos que utilizamos em oficinas, para orientar a construção de uma peça, nem sempre podem ser executados com os valores reais das medidas da peça. Por exemplo: é impossível no desenho uma mesa de três metros de comprimento em seu tamanho real, como é também difícil ou quase impossível representar em seu tamanho natural uma peça para relógio, com três milímetros de diâmetro.
O recurso será, então, reduzir ou ampliar o desenho, conservando a proporção da peça a ser executada.
Em todos estes casos, isto é, desenhando na mesma medida, reduzindo ou ampliando, estaremos empregando escalas. Escala é, portanto, a relação entre as medidas do desenho e da peça.

Escalas Usuais
Quando o desenho for do mesmo tamanho da peça ou tiver as dimensões indicadas nas cotas, teremos a escala natural.
A escala natural é indicada da seguinte forma: escala 1:1, que se lê "Escala um por um".
O exemplo acima, mostra o desenho de um punção de bico. Note que devido ao tamanho, foi possível desenhar em escala natural.

Quando o desenho de uma peça for efetuado em tamanho menor do que o tamanho da própria peça, estaremos usando escala de redução. Note que, embora reduzindo o tamanho do desenho, as cotas conservaram as medidas reais da peça.

A escala de redução é indicada da seguinte forma: Escala1:2, que se lê "Escala um por dois".

Escalas Recomendadas
As escalas de redução recomendadas pela ABNT são as seguintes:

1:2 - 1:2,5 - 1:5 - 1:10.............. - 1:100
Quando o desenho de uma peça for efetuado no tamanho maior do que esta, estaremos usando escala de ampliação. Note que as cotas conservaram, também, os valores rais da peça.
A escala de ampliação é indicada da seguinte forma:

Escala 2:1, que se lê "Escala de dois por um", significa que o desenho é duas vezes maior que a peça

As escalas de ampliação recomendadas pela ABNT são as seguintes:

2:1 - 5:1 - 10:1