Exercícios mais Requisitados!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ajuda com exercício? - Geologia Geral 01

1. As rochas da litosfera, se expostas à atmosfera, sofrem ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas, e do crescimento de organismos, dando inicio a processos dos quais ocorrem inúmeras modificações no aspecto físico e na composição química dos minerais. Qual o nome desse processo?
R.: Intemperismo físico e químico.


2. O que é uma rocha sedimentar?
R.: Rocha sedimentar é a deposição de detritos de outras rochas, ou acumulo de detritos orgânicos  ou precipitação química como arenito, calcário e etc.


3. Quais são os principais agentes de transporte de sedimentos?
R.: Água, gelo e o vento, quando eles perdem a capacidade de transporte devido a perda de velocidade ocorre a sedimentação.


4. As bacias sedimentares são estruturas geológicas presente em todos os continentes.
A. Caracterize esse tipo de estrutura geológica.
R.: As bacias sedimentares são erosões ou depressões no soo preenchido por sedimentos.


B. Cite 3 depósitos minerais que podem ser encontrados em ambientes sedimentares.
R.: Petróleo, carvão mineral e calcário.


5. O que é o processo denominado diagênese?
R.: A diagênese é o processo que ocorre após o depósito de material sedimentar que é quando esse material passa a responder as condições do novo ambiente da-se o nome de diagênese. "Transformação de sedimentos inconsolidados (solto) em rochas sedimentares".


6. Relacione os tipos de escorregamentos de massa com sua respectiva definição.
(A. Escorregamento; B. Rastejo; C. Corrida de massa; D. Abatimento; E. Queda de blocos).
(D)Caracterizado pelo movimento de abatimento do terreno (Dolina).
(C) Participação intensa de água, forte caráter hidrodinâmico. O transporte é feito por suspensão ou saltação. A separação entre água e carga sólida é dificultada.
(B) Movimento lento, ocorre em declives acima de 35º, deslocando porção superior do solo, atingindo baixa profundidade. Possui gradiente vertical de velocidade (maior próximo a superfície, diminuindo com a profundidade).
(E) Movimentos desenvolvidos em declives com ângulos próximos a 90°. Ação maior da gravidade, sem água como agente mobilizador.
(A) Envolvem participação da água. Ocorre em relevos de elevada amplitude, com presença de manto de regolito. Causada por elevada pluviosidade e antropismo. Envolve fragmentos de rochas e solos. Pode ser planar, circular ou em cunha.


7. Cite algumas medidas que podem ser aplicadas com o objetivo de prevenir o movimento de massa.
R.: Evitar construções em áreas com risco de movimentação de massa, não alterar o perfil de encostas estáveis e se for necessário alterar tomar precauções para aumentar a estabilidade das encostas, preservar a vegetação em áreas instáveis.


8. Dê exemplos de processo exógenos e explique porque sua atuação varia de acordo com os climas.
R.: Intemperismo físico e químico. Clima no deserto quente e seco Intemperismo Físico, clima em região tropical quente e úmido Intemperismo Químico e Físico.


9. Relacione os mecanismos de transporte de sedimentos e processos erosivos com sua respectiva ação.
1. Água; 2. Vento; 3. Gelo.


(2) Atuam na transformação do relevo terrestre, em especial no litoral e no deserto, onde tiram poeira e areia de determinados lugares e acumulam-nas em outros, formando dunas. Também transformando o relevo quando as partículas de areia e poeira suspensas no ar colidem contras as rochas.
(3) Nas regiões montanhosas. as galerias formam-se sobre os vales e nas encostas das altas montanhas. À medida que a neve cai, a galeria aumenta em volume e em peso. Isso faz com que ela deslize montanha abaixo, carregando consigo grande parte das rochas da superfície, o que provoca o alargamento e aprofundamento dos vales.
(1) Em diversas partes do planeta, sobretudo nas regiões tropicais, as chuvas são os principais agentes modeladores do relevo, provocando deslizamentos de terra e enxurradas. Os deslizamentos ocorrem porque o solo fica saturado e pesado com a água das chuvas, provocando o deslocamento de grande quantidade de terra, sobretudo nas encostas mais íngremes do relevo. Além das chuvas, os rios e mares também atuam na transformação do relevo terrestre.


10. Marque verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo:
(V) O manto de alteração ou regolito é constituído pelo saprólito e o solum. 

(F) As características físicas e químicas dos solos não dependem das condições ambientais que envolvem a rocha parental.
(V) Os horizontes dos solos são zonas distintas originadas dos processo de intemperismo, normalmente paralelas à superfície do terreno.
(V) Erosão é o processo de desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação contínua da gravidade com a água, vento, gelo e organismos.
(V) Ângulo de repouso é o maior ângulo de inclinação em que o material na encosta permanecerá estático sem rolar morro a abaixo.
(F) A presença de vegetação é um fator que aumenta a condição de instabilidade das encostas.


11. Defina o que é uma rocha sedimentar clástica e sedimentar não-clástica.
R.: As rochas sedimentares clásticas ou detríticas são formadas pela acumulação de fragmentos de minerais ou de rochas intemperizadas (ex. arenito). As rochas não-clásticas ou químicas são formadas pela precipitação de sais a partir de soluções aquosas saturadas (evaporito), ou pela atividade de organismos em ambientes marinhos (calcário).


12. Qual a importância do estudo sobre a estabilidade de taludes em obra de construção civil e na mineração?
R.: Evitar erosões, verificar a condição técnica mais adequada para realizar corte de talude.

0 comentários:

Postar um comentário