Exercícios mais Requisitados!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Introdução à Desenho Técnico

O desenho técnico é uma arte que tem como finalidade representar graficamente formas e idéias, podendo ser executado a mão livre ou por meio de instrumentos especiais, lavando-se em consideração as regras para tal.
Distingui-se, pois, entre desenho livre, aquele que é praticado pelos artistas, e o desenho técnico, o que é regido por determinadas leis.
o desenho técnico tem como finalidade principal à representação precisa, no plano das formas no mundo material, ou seja, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas. Essas representações de formas no plano constitui o campo de desenho projetivo.
O Desenho Técnico representa um meio de ligação indispensável entre os vários ramos de um empreendimento da base da matriz de produção, pois que é a linguagem internacional do engenheiro do arquiteto e do técnico, linguagem que diferente de qualquer outra pela clareza e precisão, não se prestando a dúvidas ou diferenças de interpretação. Exigi-se do desenho a representação clara das diferentes partes com a identificação de todos os requisitos de acabamento a fim de que, mesmo operários de menor habilitação, possam executar a obra desenhada sem necessidade de esclarecimentos verbais demorados, e, frequentemente, mal interpretados.
A execução de um desenho técnico necessita, além de certa habilidade manual, uma boa compreensão técnica, conhecimento do processo de construção, pois que a finalidade do projetista não é fazer um desenho, e sim, por meio do desenho, indicar todos os elementos necessários à execução de um trabalho, trabalho esse que deve ser feito do modo mais racional e econômico possível.
O Desenho Técnico estrutura-se a partir dos conceitos do Desenho Geométrico e da Geometria Descritiva, associada às Normas Técnicas e convenções estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).